Alguém um dia, já sabiamente disse, que tudo de melhor na vida, sempre começa com um pequeno sonho. E sendo assim, posso dizer que este pensamento muito bem ilustra a nossa recente viagem às belas terras mexicanas… Uma grande jornada que nasceu de um pequenino sonho!
Fruto do meu coração adolescente, quando eu tinha lá uns 13 , 14 e 15 anos de idade, a vontade de sair pelo mundo e descobrir “cidades perdidas”, pirâmides e seus mistérios, me fazia sonhar acordada e passar horas diante de livros maravilhosos e documentários da TV que na época falavam de Arqueologia e contavam histórias incríveis de civilizações desaparecidas na poeira do tempo… Pra mim, sempre motivo de puro encantamento!
E conhecer lugares fantásticos como as “Pirâmides do Egito”, “Machu Pichu”,”Chichén-Itzá” e “Teotihuacán”, naquela época, pareciam sonhos tão distantes da minha singela realidade adolescente…
No entanto,mesmo com o passar dos anos e apesar de todas as pedras do caminho,lá no cantinho da minha memória, o meu lado, pequena”aprendiz de Indiana Jones”, sempre guardou com carinho aquelas lembranças juvenis, e nunca esqueceu os seus sonhos…
Mas hoje, trinta anos depois, me sinto ainda encantada, ao me lembrar de nossa recente visita ao México e às terras mágicas do sítio arqueológico de Teotihuacán, quando um desses meus sonhos de menina se tornou pura realidade!
E para quem não conhece ainda, Teotihuacán, que significa “Cidade dos deuses”, é um dos sítios arqueológicos mexicanos mais importantes e visitados do país, e fica à apenas 50 Km da Cidade do México.
Suas admiráveis ruínas,palácios,templos e pirâmides, formam um grandioso conjunto arquitetônico,e são testemunhas do que restou da maior e mais bem planejada cidade do mundo antigo pré-colombiano. Ou seja, muito tempo antes dos europeus chegarem à América, ela já havia florescido de forma surpreendente, e teve seu apogeu urbano provavelmente entre 300 à 600 anos D.C., como centro religioso e de comércio de várias etnias, e provavelmente, chegou a abrigar mais de 200 mil pessoas em todo o seu perímetro urbano. Mas na época da colonização dos espanhóis no México, ela já havia sido abandonada, e seu esplendor desaparecido para sempre.
Então, esta imponente cidade ficou escondida sobre montes de terra até meados do século 19, quando arqueólogos encontraram suas primeiras ruínas, e começaram um longo processo, que dura até hoje, de resgatar a história grandiosa de seu passado.
Hoje, Teotihuacán é patrimônio de toda a humanidade, tombada pela Unesco em 1987.
Imaginem então a minha alegria e emoção em ter estado diante daquele lugar de beleza tão singular e de suas imponentes e fantásticas construções… Tudo parecia mesmo como um sonho em pleno dia brilhante, um momento raro de genuíno deslumbramento…Difícil de acreditar que eu realmente estava naquele momento com minha família, em pleno território sagrado da antiga “cidade de Teotihuacán!
E a famosa e impressionante “Pirâmide do Sol”, logo apareceu com todo o seu fascínio e mistério…Construída no ponto exato onde o sol se põe,ela tem 65 metros de altura e no vértice abrigava um templo. Estudos mostraram a existência de uma gruta sobre ela,com acesso subterrâneo à várias misteriosas salas… Ela simplesmente nos faz sentir “pequenos” e acende a nossa imaginação com sua magnífica arquitetura…E como um povo que não usava roda e nem possuia animais de carga, poderiam ter concebido e criado este gigante de pedra?
Há ainda tanto mistério no ar…
Mas uma outra construção, de incrível arquitetura, também nos chamou a atenção: O impressionante “Templo de Quetzalcoatl” ou “Templo da Serpente Emplumada”,grande obra atribuída à época em que o grupo “Tolteca” dominou esta fabulosa cidade. Aliás, diferente do que muitos pensam, não foram os astecas que construíram esta grande cidade,mas sim um povo desconhecido que não deixou registro de sua real origem…Até hoje um dos mistérios de Teotihuacán!
No alto deste antigo templo, uma surpresa: Um pequeno animal, talvez um roedor,perambulando à procura de alguma “deliciosa refeição”!
Na fachada, figuras de animais ligados à cultura destes antigos povos, enfeitam suas paredes de pedra…A serpente e o jaguar eram considerados sagrados , ligados à fertilidade da terra.No passado, tudo ali era colorido, pintado por cores próximas ao vermelho…Deveria ser mesmo um templo muito belo e impressionante!
E na visita aos palácios da cidade, murais ainda coloridos sobrevivem à ação do tempo, e ainda testemunham as atividades artísticas dos habitantes de Teotihuacán…Simplesmente emocionante!
Então, no final da rua principal da antiga cidade, conhecida como “Calle de los Muertos”, lá está ela, uma outra construção magnífica, para completar o conjunto grandioso: A também famosa “Pirâmide da Lua”!
Menor do que a “Pirâmide do Sol”, com seus 45m de altura, ela traz ainda mais harmonia ao conjunto arquitetônico deste majestoso sítio arqueológico…Tudo mesmo muito impressionante,mesmo aos nossos olhos do século 21!
Mas os encantos deste lugar magnífico não se resumem apenas nas memórias de seu grandioso passado…Ao redor do povoado aonde ela está localizada, nos encantamos com a hospitalidade de seu povo e de sua arte contemporânea, expressa no belíssimo artesanato de pedras como a obsidiana (negra,linda e brilhante e de origem vulcânica) que fascina os olhos de qualquer visitante…(Assunto para um outro post?)
Nos arredores, plantas que se adaptam ao clima meio árido da estação seca, como grandes bromélias e os famosos cactos mexicanos, são presença constante na paisagem…
Por perto, encontramos até plantações de cactos, pois esta planta por lá é muito usada na alimentação…
Muitos belos frutos desses cactos nos chamaram a atenção…
E para ilustrar ainda mais o clima de mistério e encantamento deste lugar, trago até aqui o incrível restaurante em que almoçamos por lá: o admirável “La Gruta” , que como o nome diz, foi adaptado para funcionar dentro de uma das cavernas de calcário que existem por lá…A entrada do restaurante é realmente uma obra da natureza mágica da terras de Teotihuacán!
Dentro desta grande gruta calcárea,uma escada nos conduz aos salões onde estão as mesas deste pitoresco restaurante…É impressionante!!!!!
O ar frio da pequena caverna (ar condicionado natural!) parece esquentar com as cores fortes da decoração das mesas… Um lugar simplesmente lindo e com jeitinho mexicano !
E diante desta experiência fabulosa que vivemos, sei que ficarão pra sempre no nosso coração, muitas lembranças deste lugar tão especial, onde passado,presente e futuro se encontram: As misteriosas e mágicas terras de Teotihuacán!
E para todos vocês, que gentilmente nos acompanham, nesta nossa pequena ”aventura mexicana”, aqui vai o nosso grande abraço carinhoso no coração viajante de todos!!!!!!!!
![](http://stats.wordpress.com/b.gif?host=msgteresa.wordpress.com&blog=15817721&post=4226&subd=msgteresa&ref=&feed=1)