O sol estendia suas mil cores por entre as curvas das azuis montanhas,quando enfim chegamos à Taxco, uma pequena e encantadora cidade mexicana. Um querido “pueblo mágico”,como nos dizia uma placa da sinuosa estrada.
Nascida nas terras altas no século XVI, e rodeada por um deslumbrante cenário montanhoso, esta peculiar e bela cidadela se esparramava aos nossos olhares admirados…Ela é mesmo como uma pequena e delicada jóia, incrustada no aconchego das rochas milenares!
Mas apesar de sua importância histórica,como grande centro minerador da prata e do estanho, e agora como ponto de referência de turismo e arte, meus olhos logo se encantaram com a variedade e quantidade de flores, e suas adoráveis varandas e janelas, repletas de vasinhos de cerâmica coloridos ao longo da antiga e colonial cidade… Taxco pra mim é, sobretudo, lugar das flores!
E entre maravilhosos vasos de cerâmica local e pequenos “jardins suspensos” das suas varandas, meu olhar se perdia no meio de tanta graciosidade… E como não se encantar diante de um canteiro de girassóis imensos, amarelos e brilhantes, formosos gerânios e rosas imensas, cuja anatomia é pura poesia em forma de flor?
E conduzida por uma atmosfera de magia primaveril ( embora nesses dias,no México, ainda é inverno… Rs…), me vi fotografando, com deliciosa alegria, todas as flores que apareciam no nosso caminho…Certamente uma aventura linda e prazerosa à qualquer olho humano… Doces e extraordinárias flores mexicanas!
Mas confesso, que das flores que vi,nem de todas cheguei a descobrir os nomes… Embora o estado de encantamento que elas produzem à nossa alma, está muito além das palavras humanas… E tudo às vezes aparece como um florido sonho!
E o que dizer dos preciosos e belíssimos gerânios, que se espalhavam por todas as esquinas e ruas antigas, parecendo nos dar as “boas-vindas”?
Mesmo no interior das lojas de souvenires,entradas de hotéis ou enfeitando restaurantes, lá estavam sempre elas, coloridas e queridas flores das belas terras mexicanas!
E inspirada por rosas majestosas, que só faltam falar , percorremos as ruas estreitas que guardam o passado colonial desta mágica cidade, onde o tempo parece que parou, nas angulosas esquinas, pracinhas e ladeiras de pedras adormecidas e gastas pelo cansaço das horas… Em pequenos detalhes,nas frutas, verduras e temperos da região, a lembrança da cultura indígena de seu povo… E penso aqui no meu coração, quantos segredos guardarão os caminhos deste “pueblo mágico” perdido no abraço destas montanhas?
Mas hoje, apesar dos meus olhos de estrangeira, vou aprendendo à olhar com carinho,admiração,respeito e delicadeza, para cada singela memória, guardada na janela do tempo, deste povo simples,valoroso e generoso,que guarda um passado misterioso e glorioso…
E durante esta viagem incrível que fizemos pelo México, repleta da energia de suas pedras,animais,plantas e flores, descobri que há ainda há muito para se conhecer diante do universo admirável de cada lugar e de sua gente…
Uma viagem para o corpo e para a alma, que um espírito mais livre lança fora idéias pré-concebidas e nos leva às profundezas de nós mesmos, de nossas origens e de nossa jornada nestas terras como seres humanos…
Porque pra se ver além das aparências de um lugar, nem é preciso gastar muito dinheiro ou ler muitos livros de história… E para começar, basta um olhar mais atento para seus habitantes,seus olhos,seus sorrisos e suas palavras… Tentando enxergar além das portas,varandas e janelas de suas casas…E enfim, lá encontrar as preciosas estórias que estão guardadas atrás de suas amadas flores…
Meu abraço grande no coração viajante de todos!!!!
![](http://stats.wordpress.com/b.gif?host=msgteresa.wordpress.com&blog=15817721&post=4194&subd=msgteresa&ref=&feed=1)