Quantcast
Channel: Viagens – se essa lua fosse minha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 25

No aconchego das montanhas…

$
0
0

DSCN2660

Dias de inverno aqui no nosso Rio de Janeiro e já se passaram várias luas longe desse meu amado cantinho virtual…

Saudades de estar por aqui e saudades de tantos queridos amigos virtuais, que no meu coração, serão sempre tão preciosos e reais!

Mas a verdade é que os ares de inverno sempre me trazem aquela sensação de tranquilidade e a necessidade de um pouco de recolhimento….

É o tempo em que a própria natureza precisa para se recompor do movimento intenso de um fervoroso verão… Tempo de descanso e de juntar novas energias,para recomeçar no florescer de mais uma nova e próxima primavera…

Também para nós, os humanos, um tempo especial, para  mudarmos a nossa rotina diante desta nova estação, e nos voltarmos mais para dentro de nós mesmos e ficarmos mais pertinho das pessoas que amamos…Um tempo voltado para o aconchego e o aquecimento do corpo e da alma da gente.

Pensando nisso, houve aqueles dias em que simplesmente “fugimos” para as montanhas, em busca de uma temporada de abrigo no meio de uma natureza serena, plena, pulsante e vigorosa…Dias de doce contentamento e aconchego, em meio à nossa encantada Serra da Mantiqueira!

DSCN2599

E que delícia é poder se espalhar pelos tantos caminhos daquelas montanhas azuladas, e nos esquecermos da rotina urbana e da tirania das horas, em plena luz do dia, para depois, no quase silêncio das noites geladas, simplesmente encantar os nossos olhos através do céu infinitamente estrelado daquela serra…

Sempre um convite irrecusável para a mente estressada que vem das imensas e agitadas cidades.

Neste lugar  tão alto e sagrado, alheio aos problemas das metrópoles, parece existir uma magia por todo o lugar… Magia da natureza nas pedras, na água e no ar…

Na simplicidade dos dias, sempre encontro alguns “antídotos” especiais para a ansiedade humana… Pequenos “frascos” de serenidade e paz, na forma suave das cores, aromas, perfumes e flores das montanhas…

DSCN2617

Desde o amanhecer até a hora em que o sol descansa e se esconde no horizonte, a natureza das montanhas se mostra soberana e nos presenteia com paisagens e pequenos detalhes repletos de pura beleza e inspiração.

E basta apenas olhar para cima e deleitar os nossos olhares com a magia tão especial que emana das copas das árvores… Uma vastidão de galhos e folhas que inspiram as canções de tantos passarinhos!

DSCN2679

Junto ao solo fértil e fecundo, inúmeras flores iluminam e perfumam os nossos caminhos… Impossível não se encantar com tanta ternura e carinho  da mãe natureza!

DSCN2718

Mesmo no alto das antigas árvores, encanta sempre os meus olhos a quantidade e variedades de seres vivos que escolhem seus troncos e galhos úmidos para suas moradas.

São várias espécies de maravilhosos organismos, como as orquídeas, bromélias e cactáceas, além de uma infinidade de musgos, líquens e fungos, que juntos, compõem uma fascinante “comunidade” aérea de exóticos e valentes seres vivos…

DSCN2603

Sem dúvida, um genuíno encantamento para os observadores mais atentos…

DSCN2623

Uma visão da rara beleza dessa nossa exuberante natureza!

Os famosos “líquens vermelhos” colorindo as cascas de tantas sagradas e abençoadas árvores…

Sou fascinada por esses pequenos e misteriosos seres!

DSCN2616

No lado mais humano  das montanhas, no aconchego de nossa simples, mas charmosa pousada, uma pausa para o almoço feito no forno à lenha, ou  para um caloroso “chá da tarde”…

Um encontro de pratos caseiros, verduras colhidas na horta e antigas tradições mineiras, com seus maravilhosos doces e compotas de frutas que aquecem qualquer coração!

DSCN2636

Aqui, na vastidão dessas belas montanhas, as moradas dos homens são feitas para acolher e proteger o corpo e a alma da gente.

E parecem tão integradas ao mundo natural lá fora, que se tem a nítida impressão de que estamos no meio das frondosas e velhas árvores.

Das janelas de vidro,  a floresta nos convida a conhecer os segredos das plantas e dos animais….  O barulhinho gostoso das cachoeiras se espalhando pelo ar fresco, embalado pelo  aroma de pinheiros centenários…

Um lugar precioso, onde cada singela florzinha é valorizada como um pequenino e frágil tesouro…

DSCN2694

E as lareiras sempre tão aconchegantes…

Se no passado era vitais para a sobrevivência nos lugares mais frios,  hoje , são como retratos de um suave e mágico romantismo…

E como não recordar com carinho, da visão das azuladas labaredas, numa noite fria, ao lado de quem se ama?

Tudo tão lindo e que nos faz esquecer das durezas desse mundo…

DSC_0998

 

E no aconchego das horas mágicas dessas altas montanhas,  cada pequeno passeio se tranforma numa linda aventura, onde pássaros coloridos, borboletas delicadas e flores deslumbrantes enfeitam os nossos caminhos… Cada cachoeira, um presente para os olhos da gente!

DSC_0008

E cabe a cada um de nós, aprendizes e viajantes desse tempo, aprender com cada pedra no caminho, escutando as canções que vem dos ventos e das bocas dos passarinhos…

Aprendendo com a sutileza e os detalhes de cada estação do ano…

Aprendendo com a sabedoria e a paciência de quem entende de pétalas e de espinhos… De cada alegria e dificuldade de uma estação…Seja ela  inverno,outono,primavera ou verão…

Aprendendo com o rio que vence as pedras e corre corajoso ,  descendo suas montanhas e levando fertilidade aos vales,vencendo cada obstáculo do caminho, mas sem nunca desistir do sonho de encontrar o mar…

DSC_0962

 

E que Deus sempre abençoe os nossos caminhos, e faça de cada nova estação do ano, mais um novo motivo pra semearmos novos sonhos, e continuarmos na nossa missão de espalhar mais paz e o amor nos corações… Coisas que o mundo anda precisando tanto…

E que a natureza, a cada singelo dia, continue nos inspirando e nos aconchegando em suas suaves pétalas de flores…

DSCN2593

Meu abraço imenso,carinhoso e perfumado para todos!!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1



Viewing all articles
Browse latest Browse all 25