Distante desse nosso cantinho por quase uma semana, depois de mais uma nova viagem ( desta vez inesperada… ), retorno com saudades do nosso pequeno jardim e de suas ternas estórias.
Chego um pouco cansada, e passo os olhos rapidamente pelas nossas plantinhas e me alegro em vê-las ainda animadas, verdes e hidratadas, sob este sol suave do outono carioca.
Mas como nem tudo são flores em um jardim, descobri com tristeza, que uma de nossas pequeninas orquídeas se foi durante a nossa ausência… Longe dos nossos olhos, ela adoeceu inesperadamente e eu já a encontrei quase sem vida… Uma pena!
E pensando nela, me lembrei das muitas orquídeas que havíamos encontrado lá longe, na Holanda, todas maravilhosas orquídeas tropicais, cultivadas em estufas especiais em pleno parque de “Keukenhof”… Uma surpresa deliciosa para os nossos olhos!
E que alegria encontrar, mesmo lá do outro lado do oceano, algumas orquídeas das mesmas espécies que também habitam o nosso pequeno jardim e compartilham de nossas aventuras cotidianas… Uma linda e inesperada coincidência!
Muitas eram orquídeas dos gêneros “Oncidium”, “Cymbidium”, “Paphiopedilium”,”Phalaenopsis” e muitas outras espécies dessas adoráveis plantas, que trazem com sua exótica beleza, um doce encanto para todos nós…
De diversas formas, cores e tamanhos, as orquídeas cultivadas naquelas distantes terras holandesas me fizeram sentir em casa… Mesmo estando no meio de tantas belas “tulipas”! (Rs…)
Embora confesse que por lá também descobri lindas orquídeas que ainda nem conhecia… Algumas de formatos e colorações incríveis!
E eu mesma posso dizer ,que fiquei surpresa, ao ver o interesse de tantas pessoas de lá por estas encantadoras orquídeas… Em terras temperadas, onde o inverno é rigoroso, a admirável visão daquelas belas flores tropicais, com certeza, aquece o coração de muita gente!
Sem dúvida, foi uma surpresa bem agradável encontrar tantas maravilhosas orquídeas tropicais, em floração, em plena primavera holandesa!
Espalhadas por um dos pavilhões aclimatados do parque, essas belas plantas emprestavam um clima mais quente, vibrante e acolhedor ao lugar… Uma lembrança terna do calor dos trópicos!
E as pequeninas e delicadas “mini-orquídeas” pareciam aquecer qualquer olhar… Para nós,uma adorável lembrança de nossa própria casa!
Então lembrei, que ao retornarmos de nossa florida aventura holandesa, uma bela surpresa nos esperava em casa: Uma singela flor da nossa “orquídea sapatinho” que não florescia já há tanto tempo!
Para os meus olhos, uma alegria e uma doce certeza, de que a natureza continua o seu caminho, com a nossa presença ou não… E faça chuva ou faça sol, ela nos lembra que o fluir da vida segue sempre o seu ritmo natural, muito além de nossas preocupações e ansiedades humanas…
E daqui do meu coração, desejo carinhosamente, que muitas flores floresçam e iluminem sempre o nosso caminhar!
Meu grande abraço florido no coração de todos!!!