Numa manhã gelada desta primavera holandesa, saímos cedinho em direção à um dos mais famosos e bonitos jardins europeus : O belíssimo Parque de Keukenhof, em Lisse, próximo à capital Amsterdam.
O dia havia amanhecido com carinha de pouco amigo, chuvoso e frio, com um céu pesado e cor de chumbo sobre a cidade. Mas apesar da aparência inicial, o sol rompeu as nuvens e nos trouxe a esperança de um dia mais gentil pela frente… E conhecer o belo e florido “Keukenhof ” era pra nós a realização de mais um lindo sonho!
Mais tarde, com um céu bem mais alegre e iluminado,chegamos curiosos e ansiosos à entrada deste famoso ”Parque”… Afinal, depois de uma longa viagem até estas terras de nós tão distantes,que maravilhas nos aguardariam atrás daqueles portões?
Então,para o nosso puro encantamento, logo na entrada, canteiros maravilhosos de mil tulipas nos davam as primeiras ”boas-vindas”… Sem dúvida um espetáculo para os nossos olhos brasileiros,que nunca haviam visto antes canteiros de jardins como esses!
Logo,as tradicionais tulipas vermelhas apareceram à nossa frente… Imensas e imponentes, formavam quase quarteirões, espalhando seu especial charme e beleza pelo ar… Tudo muito romântico e simplesmente emocionante!
E assim, em meio à grandes e coloridos canteiros de flores belas e perfumadas, começou o nosso incrível passeio por este parque de jardins impecáveis e deslumbrantes,onde cada canteiro parecia uma adorável ”obra de arte”… Um precioso resultado da união entre a beleza da natureza e a criatividade artística humana, na sua melhor essência… Uma verdadeira festa para os nossos sentidos!
Para quem nunca ouviu falar desse belíssimo parque holandês, Keukenhof é uma área composta por 32 hectáres de flores espetaculares, onde cerca de 7 milhões de tulipas,narcisos,jacintos e tantas outras belas flores, formam um conjunto primaveril de incomparável beleza. E assim, não é à toa que passem por lá, a cada ano aproximadamente, 800 mil visitantes ( 80 porcento de turistas estrangeiros). E isso tudo num pequeno intervalo de tempo de apenas 8 semanas por ano,período de primavera e da floração de suas flores. No caso, neste ano, o parque abriu sua temporada em março para fechar as suas portas em maio…. No restante do ano, os trabalhos de cultivo e manejo de seus jardins tomam conta de todo o lugar… E imaginem o trabalho para manter a cada primavera, toda essa incrível sinfonia de tantas flores!
Mas a história desse belo lugar já é bem antiga e remonta ao século XV, ao tempo em que estas terras pertenciam à uma condessa chamada Jacqueline da Baviera. Ela morava num grande castelo próximo dali, e na época, tudo era um grande bosque, margeado por dunas selvagens. Mas parte do bosque foi dando lugar à um grande jardim, de onde também eram cultivadas e colhidas diversas ervas aromáticas para serem usadas na cozinha…Daí nasceu o curioso nome “Keukenhof”,que em holândes quer dizer “o jardim da cozinha”!
Ao passar dos anos,o “jardim da cozinha” foi crescendo, até que em 1949, um grupo de cultivadores e exportadores de bulbos de plantas (na maioria de tulipas),concebeu um plano que converteria o parque numa imensa exposição ao ar livre de flores de primavera… Ali seria o nascimento da Keukenhof atual!
Dentro do parque, ainda existem diversos “pavilhões estufas”, de paredes de vidro,cobertos e sempre bem aclimatados, onde até mesmo várias espécies de plantas e flores tropicais podem ser cultivadas e exibidas. Entre elas, orquídeas, lírios e antúrios… Pra mim, uma doce surpresa encontrar por ali plantas que cultivamos aqui em nossa casa! (Rs…)
Mas além de todas essas admiráveis flores, o parque ainda exibe belíssimas estátuas e objetos de arte, que tornam todo o conjunto ainda mais encantador!
E que delícia também é poder caminhar por suas alamedas floridas e ver as cerejeiras cobertas de flores… Um caminho digno do “país das maravilhas”!
Ah, e como não se encantar com detalhes tão pitorescos,como o velho moinho, bancos, pontes e até poços que nos lembram os melhores contos de fada?
Puro deleite para qualquer romântico coração!
E o que dizer da doçura e elegância de cisnes brancos que deslizam suavemente sobre as águas esverdeadas de um lindo lago?
Tudo tão terno e delicado, como as pétalas de uma bela e singela flor!
Mas quando pensamos que já vimos tanta beleza, surgem de repente, cenários mágicos e que enchem nossos olhos de emoção… Um caminho coberto de flores, que nos faz imaginar um atalho para o “país das fadas”!
E são tantas,tantas espécies e variedades de tulipas ,que nossos olhos até duvidam do que estão vendo!
Como esta variedade de tulipa “rainha da noite”, cuja cor escura,brilhante e exótica hipnotiza a nossa razão… Mais uma beleza rara nesse mundo maravilhoso das flores!
E aqui, trago a imagem de um dos canteiros de tulipas que ganhou o meu coração: Um exuberante cantinho de tulipas vermelhas e brancas que parece um sonho!!!
Agora, daqui tão distante deste jardim repleto de maravilhas, ainda me aquece e conforta a alma a visão dessas imagens fantásticas de Keukenhof e seus canteiros mágicos e deslumbrantes,onde a força da imaginação humana se aliou à força da beleza da natureza para criar um pequeno mundo precioso de paz,beleza,aconchego,contemplação e alegria para todos aqueles que tiverem o sonho de entrar pelos seus portões encantados!
Ah,quem dera que da imaginação humana surgissem sempre mais jardins e doces canteiros…Com certeza o nosso mundo seria bem melhor e mais bonito…Afinal,quem cuida de um jardim,seja ele do tamanho que for, terá sempre flores na sua alma!
E para todos vocês,queridas amigas e queridos amigos, que nos acompanham neste passeio tão florido, desejo que a delicadeza e a doçura de mil flores possa nos inspirar e florescer, a cada singelo dia, nos nossos corações!
Meu grande abraço florido e carinhoso pra vocês!!!
![](http://stats.wordpress.com/b.gif?host=msgteresa.wordpress.com&blog=15817721&post=4647&subd=msgteresa&ref=&feed=1)